Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Widget HTML #1

[DOWNLOAD] "Avaliação da Aprendizagem nas Representações de Professores Indígenas" by Josiani Mendes Silva # eBook PDF Kindle ePub Free

Avaliação da Aprendizagem nas Representações de Professores Indígenas

📘 Read Now     📥 Download


eBook details

  • Title: Avaliação da Aprendizagem nas Representações de Professores Indígenas
  • Author : Josiani Mendes Silva
  • Release Date : January 27, 2018
  • Genre: Social Science,Books,Nonfiction,
  • Pages : * pages
  • Size : 4048 KB

Description

Esta obra analisa representações contidas em manifestações de professores indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, a respeito da avaliação da aprendizagem, procurando identificar as que exploravam determinados caminhos de transformação do fenômeno e aquelas que os bloqueavam, destacando as que propunham caminhos para a escola indígena – que se quer diferenciada – cumprir melhor o seu papel. Para o movimento indígena, a escola só se torna indígena quando conta com a participação efetiva da sua comunidade, portanto tudo é decidido de comum acordo com a comunidade. No cotidiano do espaço escolar, adota-se a estratégia de gerência de uma escola como comunidade, ou seja, uma gestão que busca seguir o modelo de vida das comunidades. O ambiente é aberto a espaços de debate, nos quas se se resolve em conjunto qualquer problema encontrado no seu dia a dia, em assembleia geral. Os resultados de todo o processo avaliativo são utilizados para dar início a esse movimento, ou seja, a partir das notas, ou conceitos obtidos pelos alunos, o professor apresenta para a comunidade os resultados de cada aluno em uma assembleia; a comunidade discute os resultados e sugere ideias relacionadas aos alunos e também aos professores. Suas representações estão alicerçadas em uma avaliação com base no diálogo e na busca de soluções para problemas relacionados aos alunos e aos professores, o que sugere que ela pode ser vista como uma estratégia didática – criada e utilizada de acordo com o tipo de projeto pedagógico que eles têm –, pois, à medida que o professor analisa o desenvolvimento de seus alunos ou de grupos de alunos, procura subsidiar o planejamento de suas intervenções.



Com base na análise das manifestações produzidas pelos professores indígenas, foi possível destacar o núcleo central das representações das razões para avaliar, qual seja, o de acompanhar o desenvolvimento do aluno, com vistas a melhorar sua aprendizagem e, com isso, viabilizar o projeto de edu


Free PDF Books "Avaliação da Aprendizagem nas Representações de Professores Indígenas" Online ePub Kindle